O Grupo de Teatro Comunitário do Canto da Lagoa é uma iniciativa única que envolve a comunidade local na produção de peças teatrais. O grupo surgiu em 1994, quando foi encenada a peça de teatro musical "Uma História da Ilha", com a participação de professores e crianças das duas escolas públicas do bairro, além dos moradores.
Ao longo dos anos, o grupo se fortaleceu na comunidade e, em 2012, decidiu realizar uma releitura da peça, “De quem é essa terra?”, contando com a coordenação de estagiários da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e utilizando a metodologia do improviso. Algumas músicas foram utilizadas para relatar um pouco da história da Ilha, desde antes da colonização.
O sucesso do Grupo de Teatro Comunitário do Canto da Lagoa foi reconhecido em 2015, quando foi selecionado ao prêmio Elisabete Anderle, um programa de estímulo à cultura promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e executado pela Fundação Catarinense de Cultura. Esse reconhecimento mostra o valor do trabalho desenvolvido pelo grupo na promoção da cultura local e no envolvimento da comunidade em atividades culturais e artísticas.